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Briefing 160

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Há marca(s) de família na B160

Que melhor mês do que dezembro, em que se celebra a festa da família por definição, o Natal, para falar de empresas familiares? É que há marcas que são verdadeiras árvores genealógicas: há mais, mas nesta edição olhamos para as raízes do Grupo Nabeiro, da Arcádia, da José Maria da Fonseca, da Ramirez e da Vila Galé.

De fora, chegam outros exemplos: é assim com a Pierre Fabre, que, aos 60 anos, mantém o nome do seu fundador, e cuja estratégia é contada pela diretora de Marketing da Área de Dermocoméstica em Portugal, Mariana Caraça.

Igualmente francesa é a Caudalie, cujos planos para o mercado nacional incluíram a abertura de duas boutiques spa, primeiro no Porto, depois em Lisboa. A diretora-geral, Madalena Gusmão, partilha a ambição de converter os clientes em fãs.

A edição continua em beleza com mais uma marca focada nos cuidados da pele: a ignae. A CEO, Claire Chung, evidencia a mais-valia de ter como laboratório o ecossistema açoriano. Relançada este ano, não se confina, porém, a Portugal: está já no mundo.

Em renovação está, também, a JJTeixeira, que se apresenta como a maior carpintaria inteligente da Península Ibérica. Aos 45 anos, apostou num rebranding e o administrador Miguel Teixeira descodifica os objetivos da mudança.

Nesta edição, lugar ainda para o balanço dos Prémios à Eficácia. A secretária-geral da APAN, Manuela Botelho, tira a prova dos 9 desta que foi a edição dos 18 anos. E as agências vencedoras dos grandes prémios – Stream And Tough Guy/This is Pacifica, Initiative e O Escritório – fazem as contas ao que estes galardões dizem da eficácia do trabalho que têm desenvolvido.

E, a propósito de trabalho, mostramos o que anda a portuguesa Sílvia Andrade-Ramos a fazer lá fora. O percurso fora de portas começou em 2009 e a atual Global Head Commercialization da IQOS está prestes a protagonizar mais uma mudança: em janeiro, troca a Suíça pela Costa Rica.

Espreitamos, ainda, pela lente de João Pedro Moreira, realizador da Grumpy Panda, cuja carreira começou há 20 anos na edição de imagem, mas com a fotografia como pano de fundo.

E, como habitualmente, tiramos uma impressão digital. Este mês é a do diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE, João Gama, que se dá a conhecer para lá da profissão.

A última edição do ano permite ficar, igualmente, a conhecer a opinião do CEO da VOQIN’, Diogo Assis, que escreve sobre o mercado de eventos; do diretor da Pós-Graduação em Marketing Digital do Iscte, Rogério Canhoto, que aborda a gestão de marcas no pós-pandemia; e do diretor da Pubmatic Miguel Fernandez-Gil, que se foca nas first-party ID.

E, claro, deixamos sugestões para ficar out of office.

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