Jornal Briefing, 121 - E-paper



Preço de venda: 2,50 €
Preço base sem IVA: 2,50 €
PDF

Briefing 121

PreçoSem custo adicional

  • Descrição

Sentir o marketing. Os parabéns a nós, na B121

A Briefing faz anos em setembro e a edição do mês só podia ser de celebração. A passagem de mais um ano foi assinalada, no NewsMuseum, com um evento em parceria com a Delta: à volta de um café, o pretexto para a conversa foi a assinatura que adotamos na entrada em 2019: sentir o marketing.

No lounge do museu, as palavras foram da diretora de Marketing da Delta Q, Mónica Oliveira; da presidente do Clube de Criativos, Susana Albuquerque; do presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, Rui Ventura; da managing director da PHD Portugal, Sandra Alvarez; e da diretora de Marketing da Konica Minolta, Carolina Afonso. Mas também da CEO da Fuel, Susana Coerver; do CEO da Garage, Miguel Varela; do fundador da Indigo, Manuel Faria; do diretor-geral da Desafio Global, Pedro Rodrigues. Partilharam igualmente a sua visão o partner da NOSSA Duarte Durão, o head of Marketing & Business Development da GALP, João Torneiro; o diretor executivo da Inov Solutions, da Glinnt, Hugo Maia; o partner da comOn Ricardo Pereira; a partner da White Way Filipa Montalvão; o diretor da FLAG, Gabriel Augusto, e o fundador da David & Golias, Élcio Chiquinato.

E porque esta é uma edição de e sobre emoções, fomos saber o que anda a fazer a agência que se propõe criar Happy Brands, que também faz anos - 10: o CEO, Tiago Charrua, afiança que a aposta é nas relações fortes. Com os clientes.

Em relações fortes apostam igualmente as empresas que assumem a felicidade e o bem-estar dos colaboradores como estratégica. É o caso da Hilti, cujo diretor-geral, Francesco Bandini, explica o que a coloca em primeiro lugar entre as empresas mais felizes em Portugal.

É também o caso da Aubay, que criou mesmo a função de happiness manager. E como se concretiza a felicidade nesta consultora? As respostas são dadas pelo head of Talent & Employer Branding, João Miguel Rodrigues.

A IT People Innovation vai pelo mesmo caminho, acreditando que envolver as equipas é bom para todos, para o negócio inclusive. A executive director, Rute Santos, levanta o véu da estratégia.

São três exemplos de empresas com capacidade de escutar. E este é, aliás, um dos atributos que o orador motivacional Raul de Orofino procura fomentar nas suas intervenções corporativas, recorrendo à inteligência emocional. O que é isso? Ele explica nesta edição.

Mas a felicidade importa mesmo numa empresa? Este é um tema em análise pelo presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, Mário Ceitil, e pelo manager da Michael Page Finance & HR, João Bernardo Gonçalves.

Nesta edição, há ainda lugar para os Prémios à Eficácia. Na contagem decrescente para se apurarem os vencedores de 2019, quatro ex-presidentes de júri partilham a sua visão sobre a importância de demonstrar a eficácia das campanhas. São eles Cláudia Portugal, Rodrigo Pizarro, João Araújo e Tiago Simões.

À volta da eficácia escreve também o head of Agencies & Branding da Google e formador da APAN, Frederico Costa, num artigo em que aborda o data driven marketing.

Como habitualmente, damos a conhecer novos projetos do empreendedorismo 100% nacional. Este mês, com um toque Yntenzo, a marca criada por Daniel Vilaça para expressar a arte da perfumaria artesanal.

E, também como habitualmente, partilhamos uma Impressão Digital, mais concretamente a de André Amaro, diretor de Marketing da Kapten, em Portugal.

Finalizamos com sugestões para ficar Out Of Office, com paragem nos restaurantes Bacalhoaria Moderna e Avocado House.

EasyPay