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Da impressão à transformação digital. A Konica Minolta na capa da B104

O diretor-geral da Konica Minolta Portugal e Espanha, Vasco Falcão, é o protagonista da entrevista que faz a capa da edição de abril da Briefing. Oportunidade para partilhar a estratégia desta empresa de ADN japonês que abraçou a transformação digital dos clientes como prioridade de negócio. Sem esquecer a impressão.

Com orgulho, o gestor português diz que Portugal tem “exportado” inovações e pessoas para os quatro cantos da Konica. As pessoas estiveram sempre presentes na conversa, com Vasco Falcão a afirmar que a transformação digital tem de se fazer com elas, sob pena de fracassar.

Há outras estratégias para conhecer nesta edição, nomeadamente a da Nespresso, partilhada por Anna Lenz, a suíça que se tornou a primeira mulher responsável marca nestes 15 anos de existência em Portugal. A aposta vai agora para o consumo fora do lar, por forma a crescer junto de escritórios e restauração, mas também para a diversificação das formas de consumo de café. E ainda para o afinar da comunicação, de modo a dar a conhecer as ferramentas e vantagens de compra à distância.

E, a propósito de distância, com a primavera já no calendário, as provas de running voltam à rua e, com elas, as marcas que aqui encontraram um território de ativação. Alegro Setúbal, EDP, Mimosa, Record, Seaside e Vitalis integram este dossiê que intitulamos a preceito – “Especiais de corrida”.

Território familiar ao marketing é igualmente o da música. Este ano, Lisboa acolhe a Eurovisão, pretexto para saber o que pode o evento fazer pelas marcas RTP, Lisboa e Portugal.

Mudando de campeonato, no das agências de meios há um novo player – a Wavemaker, resultante da fusão entre a MEC e a Maxus, ambas da WPP. José Manuel Cardoso e Maria João Oliveira explicam por que querem “fazer ondas”.

Outra é a experiência da APAN, que está a comemorar 30 anos ao serviço dos anunciantes e da indústria publicitária. É porta-voz desse percurso a secretária-geral, Manuela Botelho, que, em entrevista, aborda o contexto de transformação que o setor enfrenta, por via do digital, mas também de consumidores mais ativos.

Lugar ainda nesta edição para a Impressão Digital de Bruno Albuquerque, diretor de Marketing de Cervejas do Super Bock Group, que partilha as suas preferências.

E há também lugar à opinião, nas palavras da diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal, Inês Veloso; da docente do IPAM Porto Mafalda Ferreira; e do CTO da E.Life, Jairson Vitorino.

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